Sobre

O Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana – da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) foi criado em 2006, submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2007 e aprovado em julho de 2008, iniciando suas atividades regulares com a entrada da primeira turma, em 2009. Este Programa baseia-se na responsabilidade social da Universidade, no compromisso ético-político de seus agentes, tanto na formação dos profissionais da educação, quanto na capacidade de influir nas políticas públicas educacionais, na contribuição em ações propostas pela sociedade civil e na possibilidade de responder às demandas de um contexto plural, desigual e multicultural.


Título: Linha 1 – Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos
Detalhamento

Ementa: Esta linha tem como finalidade compreender e interpretar os processos educativos, a escola e a formação docente em suas interfaces com os processos culturais da contemporaneidade. Concebe os fenômenos educacionais como manifestações da formação humana, da diversidade de culturas e da interação entre elas.


Título: Linha 2 – Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais
Detalhamento

Ementa: Essa linha tem como finalidade compreender e interpretar processos e relações educativas, dos quais participam diferentes sujeitos, nas instituições escolares, não escolares, na educação popular, na educação de jovens e adultos e nos movimentos sociais, ao longo do tempo ou na contemporaneidade. Compreende-se que a educação, as instituições educativas, suas culturas e práticas e seus sujeitos encontram-se sob a influência e ou pressão das relações com o mundo do trabalho, as políticas públicas, os movimentos sociais. Mobilizam-se referenciais teórico-metodológicos provenientes dos campos do Trabalho, da Educação, da História, da História da Educação, da Educação de Jovens e Adultos e da Política Educacional em diálogo com suas diferentes matrizes epistemológicas.