Publicações de Professores

  • Publicações em Periódicos – Docentes PPGE/UEMG – 2020

    TÍTULO

    AUTORIA

    LINK PARA ACESSO

    Trabalho: vazio e espoliação em ‘Fifteen Million Merits’ (Black Mirror) Daniela Passos;
    Paulo Caetano
    Clique aqui
    Sala de aula: espaço de invenção de uma utopia possível Francisco Martins;
    Clifton Fernandes
    Clique aqui
    A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo Miguel Lopes Clique aqui
    Educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre uma formação continuada na perspectiva de docentes Paulo Melgaço;
    José Eustáquio de Brito;
    Santuza Amorim da Silva
    Clique aqui
    Festa, patrimônio vivo: reflexões sobre educação na feitura de tapetes do Corpus Christi Frederico Moreira;
    Lana Siman
    Clique aqui
    A utilização de cartões telefônicos no ensino de ciências: proposta de uma atividade didática Lucas Brandão;
    Marcelo Barros
    Clique aqui
    O olhar docente sobre as condições de trabalho no Ensino Médio Danilo Marques;
    Vera Nogueira
    Clique aqui
  • Publicações em Periódicos – Docentes PPGE/UEMG – 2019

    TÍTULO

    AUTORIA

    LINK PARA ACESSO

    Administração provincial e instrução pública em Minas Gerais (1834-1850) Vera Nogueira Clique aqui
    O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar Maria Aparecida Rocha;
    Vera Nogueira
    Clique aqui
    Profissão docente na América Latina: cidadania, políticas públicas para Educação e Formação identitária de professores(as) de História Fernando Figueiredo;
    Santuza Amorim da Silva
    Clique aqui
    A educação das relações étnico-raciais na formação inicial: um diálogo necessário no combate ao racismo Santuza Amorim da Silva;
    Flávia Meira
    Clique aqui
    Educação, formação humana e Estado na contemporaneidade: breves reflexões Fabiana Martins Pinto;
    Rita de Cássia Oliveira
    Clique aqui
    Gestão financeira em escolas públicas e formação de professores da educação básica Rita de Cássia Oliveira Clique aqui
    Percepção ambiental dos alunos de uma escola pública estadual acerca do rio Sarapuí, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro Juliana Nascimento;
    Lucas Brandão;
    Marcelo Barros
    Clique aqui
    A percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas a respeito do uso de animais em aulas práticas Lorena Ferrari Uceli;
    Kênia de Araújo;
    Marcelo Barros
    Revista eletrônica ensino, saúde e ambiente
    Guia do educador para o filme Uma prova de amor Daniella Melo;
    Marcelo Barros;
    Clique aqui
    A contribuição de metodologias diversificadas na modificação de concepções prévias de alunos do 7º ano acerca do filo Arthropoda Lorena Ferrari Uceli;
    Marcelo Barros
    Clique aqui
    A utilização das paródias ‘Xote Chagásico’ e ‘Dengue, Zika e Chikungunya’ como estratégias de educação em saúde no ensino de Ciências e Biologia Nathália Rodes;
    Ana Flávia Mesquita;
    Marcelo Barros
    Clique aqui
    Proposta pedagógica para utilização do filme Bicho de Sete Cabeças na perspectiva da saúde mental e redução de danos do uso abusivo de drogas Francisco Coelho;
    Marcelo Barros;
    Talita de Assis
    Clique aqui
    Aprendendo a organização da tabela periódica e o uso cotidiano dos elementos químicos Ana Flávia Mesquita;
    Paola Silva;
    Ruan Gregório;
    Amanda Rodrigues;
    Marcelo Barros
    Clique aqui
    Guia do educador para o filme Epidemia Marina Barroso de Antônio;
    Ana Luiza Mendonça;
    Izabela Guerra;
    Paula Santos Avelar;
    Marcelo Barros
    Clique aqui
    Guia do educador para o filme O Lorax – Em busca da trúfula perdida Lorena Ferrari Uceli;
    Kênia de Araújo;
    Marcelo Barros
    Clique aqui
    Museu e imaginação histórica Isabella Menezes;
    Lana Siman
    Clique aqui
    Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I Valdete Gomes;
    Célia Maria Nunes;
    Karla Cunha Pádua
    Clique aqui
    Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado Kele Amaral;
    Karla Cunha Pádua
    Clique aqui
    Educação pela cultura em Araçuaí: um processo de reinvenção da roda Fábio Mesquista;
    Karla Cunha Pádua
    Clique aqui
    Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental Valdete Gomes;
    Célia Nunes;
    Karla Cunha Pádua
    Clique aqui
    Políticas Públicas e Formação Docente a Distância no Brasil Juliana Branco;
    Inajara Neves;
    Fernando Fidalgo
    Clique aqui
    Financiamento da Educação Infantil: rumos da produção do conhecimento na Anpae, Anped e Fineduca (2016 – 2018) Franceline Rodrigues Silva;
    José Eustáquio Brito
    Clique aqui
    Trabalhando com a poesia na sala de aula Miguel Lopes A Página da Educação, v. 2, p. 102-103, 2019.
    Desenvolver a sensibilidade dos alunos para o texto poético Miguel Lopes A Página da Educação, v. 2, p. 59-59, 2019.
    Sobre experiências participativas e o processo formativo: questões para o debate Francisco Martins;
    Geraldo Leão
    Clique aqui
    O Whatsapp na escola: desafios do uso de tics na educação Caetano Bonfim Ferreira; Francisco Martins;
    Maria Lúcia Afonso
    Clique aqui
    La laïcité de la psychologie en question: réflexions à partir du cas brésilien. Fernando Zanetti;
    Matheus Viana Braz
    Clique aqui
    Reformas do ensino médio e trabalhista: possíveis implicações para educação profissional técnica de nível médio Tatiane Medeiros;
    Daniela Passos
    Revista Trabalho Necessário
    Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial nos institutos federais brasileiros Tatiane Medeiros;
    Daniela Passos
    Clique aqui
    Vidas que escrevem: processos e experiências de letramento de jovens poetas participantes do slam interescolar Cirlene Sousa;
    Priscila Silva;
    Andrea Ribeiro
    Clique aqui
    Os currículos pensados para a educação da infância no Brasil e em Portugal: alguns apontamentos! Ana Paula Maletta;
    Magali dos Reis
    Clique aqui