28
AGO
2019

Professora do Mestrado em Educação, da FaE/UEMG, participa de Congresso e de lançamento de livro sobre História da Educação, em Belém (PA).

A professora e pesquisadora, Vera Lúcia Nogueira, participará do X Congresso Brasileiro de História da Educação –História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural (X CBHE), que será realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém (PA), no período de 2 a 5 de setembro de 2019.

Na ocasião, Vera Nogueira apresentará duas Comunicações: “Administração Provincial e Instrução Pública em Minas Gerais (1834- 1850)” e “Trajetória Política do Professor de Ensino Mútuo e Presidente de Província – Herculano Ferreira Penna (1811-1867)”, resultantes da pesquisa que coordena, “O império das Minas Gerais: relações entre  política,  poder,   educação   e   cultura na administração dos negócios da província (1834-1889)”, financiada com recursos da Fapemig e do CNPq.

Além disso, a profa. Vera Nogueira participará do lançamento da Coleção “História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República” (EDUFU), trilogia que reúne o trabalho de historiadores (as) que se dedicam ao estudo da história da educação mineira.

Nessa coleção, o capítulo escrito pela profa. Vera Nogueira integra o volume 2, dedicado à educação no Império brasileiro.

A coleção completa, composta por três volumes (Colônia, Império e República) está disponível para Download aqui.