Eventos Externos

X CBHE – CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A décima edição do CBHE será realizada na cidade de Belém (PA), na Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 02 a 05 de setembro de 2019. Trata-se do primeiro evento nacional da SBHE a ser realizado na região Norte do Brasil. A escolha da região amazônica para a realização do XCBHE é resultante da combinação de dois fatores: o reconhecimento da comunidade de historiadores da educação em relação ao importante e competente trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da região; e a sintonia entre a região norte e o tema central do evento, “História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural”.

IX SEMINÁRIO DO GHEDA

O IX Seminário do GHEDA ocorrerá nos dias 04 e 05 de junho de 2019, no Campus I da UEPA com o tema: “História da educação na Amazônia colonial: instituições e práticas educativas”, trazendo para debate a produção do conhecimento acerca da história da educação nesse período ainda pouco investigado. Convidamos os interessados a integrar esse espaço de debate, compondo conosco os esforços de construir a história da educação brasileira e amazônica.

VII SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO

Nesta sétima edição do Seminário de Pesquisa e Integração do EHPS, que ocorrerá nos dias 26 a 28 de março, mantemos a tradição de divulgar as pesquisas realizadas pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade, com o intuito de solidificar a integração entre os alunos, apresentar protocolos e normas da vida acadêmica e divulgar as pesquisas realizadas nas duas áreas de concentração do programa: Educação e Ciências Sociais e História da Educação. Considerando a atuação dos alunos do programa como profissionais da educação que estão acompanhando os recentes acontecimentos no “chão da escola”, é mais que oportuno a realização deste evento que contará com a presença de respeitados professores e representantes de movimentos estudantis para debater a importância da defesa da democracia na educação.

25° ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE)

O 25º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação celebrará assuntos importantes e caros para o fortalecimento da educação e da pesquisa crítica no Brasil: a história e a democracia.  Vivemos tempos desafiadores e o 25º Encontro da ASPHE pretende ser um espaço plural para o debate, para a troca de experiências, para a coletividade e para o fortalecimento da educação e da pesquisa, tão fundamentais para a construção e manutenção de uma sociedade democrática que preza pela justiça social, os direitos humanos e a diversidade. Com o desejo de diálogo é que a Unipampa, campus Bagé, e o Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN) esperam receber pesquisadores e professores da área da história da educação dispostos a renovar o debate e dar visibilidade para a potencialidade da história e da pesquisa no Brasil a serviço da democracia.