Eventos Externos

X CBHE – CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A décima edição do CBHE será realizada na cidade de Belém (PA), na Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 02 a 05 de setembro de 2019. Trata-se do primeiro evento nacional da SBHE a ser realizado na região Norte do Brasil. A escolha da região amazônica para a realização do XCBHE é resultante da combinação de dois fatores: o reconhecimento da comunidade de historiadores da educação em relação ao importante e competente trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da região; e a sintonia entre a região norte e o tema central do evento, “História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural”.

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL ÍTALO-BRASILEIRO ‘Estado, Igreja e Educação de e/imigrantes: práticas e saberes em circulação transnacional’

A realização do I Seminário Internacional Ítalo-Brasileiro ‘Estado, Igreja e Educação de e/imigrantes: práticas e saberes em circulação transnacional’ coloca em debate pesquisas que investiguem história da educação e compreendam o movimento migratório como processo de circulação de saberes, modos de ensinar e aprender em espaços e tempos culturais distintos. Elege como tema o olhar transnacional sobre a História da Educação de E/Imigrantes entre fins do século XIX e início do século XX. 11 E 12 de Setembro de 2018.

GLOBAL INTERDEPENDENCIES WHAT’S NEW IN THE HUMAN SOCIETY OF INDIVIDUALS? THE POLITICAL AND ACADEMIC RELEVANCE OF NORBERT ELIAS’S WORK TODAY

The Research Centre in Political Science (CReSPo) and the Institute for European Studies (IEE) of Université Saint-Louis – Bruxelles (USL-B) are organising the next Elias conference in Brussels, Belgium, on 5–8 December 2018. This conference results from collaboration between Florence Delmotte (Research Associate at Belgian Fund for Scientific Research – FNRS and Professor of Political Science at USL-B), Stephen Mennell (Professor Emeritus of Sociology at University College Dublin), Jason Hughes (Professor and Head of School of Media, Communications and Sociology, University of Leicester) and Barbara Górnicka (School of Sociology at University College Dublin).

“MEMORIAS, LEGADOS, DISPUTAS Y PROSPECTIVAS EN HISTORIA DE LA EDUCACIÓN. A 100 AÑOS DE LA REFORMA UNIVERSITARIA”, a realizarse en la ciudad de Córdoba los días 17 y 18 de Septiembre de 2018, organizadas por la SOCIEDAD ARGENTINA DE HISTORIA DE LA EDUCACION (SAHE) y la FACULTAD DE FILOSOFIA Y HUMANIDADES – UNIVERSIDAD NACIONAL DE CORDOBA (FFYH/UNC).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA POLÍTICAS E PRÁTICAS

II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia política e prática pretende, por meio da interlocução dos pesquisadores nacionais e internacionais, bem como pelas discussões através dos eixos contribuir para a consolidação e ampliação do campo teórico metodológico e das políticas que vem implementando esse saber, como também as práticas que norteiam tais políticas. Será de 23 a 25 de outubro de 2018.

IX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Em sua nona edição, o Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, organizado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias da Infâncias (NEFI – UERJ); propõe discutir a temática “Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar”. O evento será de 01 a 05 de outubro de 2018.