Eventos Externos

GLOBAL INTERDEPENDENCIES WHAT’S NEW IN THE HUMAN SOCIETY OF INDIVIDUALS? THE POLITICAL AND ACADEMIC RELEVANCE OF NORBERT ELIAS’S WORK TODAY

The Research Centre in Political Science (CReSPo) and the Institute for European Studies (IEE) of Université Saint-Louis – Bruxelles (USL-B) are organising the next Elias conference in Brussels, Belgium, on 5–8 December 2018. This conference results from collaboration between Florence Delmotte (Research Associate at Belgian Fund for Scientific Research – FNRS and Professor of Political Science at USL-B), Stephen Mennell (Professor Emeritus of Sociology at University College Dublin), Jason Hughes (Professor and Head of School of Media, Communications and Sociology, University of Leicester) and Barbara Górnicka (School of Sociology at University College Dublin).

“MEMORIAS, LEGADOS, DISPUTAS Y PROSPECTIVAS EN HISTORIA DE LA EDUCACIÓN. A 100 AÑOS DE LA REFORMA UNIVERSITARIA”, a realizarse en la ciudad de Córdoba los días 17 y 18 de Septiembre de 2018, organizadas por la SOCIEDAD ARGENTINA DE HISTORIA DE LA EDUCACION (SAHE) y la FACULTAD DE FILOSOFIA Y HUMANIDADES – UNIVERSIDAD NACIONAL DE CORDOBA (FFYH/UNC).

VIII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO – EBEM – 2018

Os Encontros Brasileiros de Educação e Marxismo têm se constituído, nos últimos anos, como um importante espaço de debate acadêmico/político no Brasil para pensar a educação articulada às lutas sociais. Configura-se como estratégia de aglutinação e de ação dos marxistas vinculados à educação, entendendo que a perspectiva marxista constitui-se como teoria e prática capazes de desvendar as contradições da ordem do capital e apontar para a constituição da sociedade comunista. O marxismo é fundamental para construir alternativas conjunturais que potencializem a ação das classes trabalhadoras no enfrentamento cotidiano das práticas que buscam aniquilar o seu protagonismo histórico. Veja todas as informações no site.

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA POLÍTICAS E PRÁTICAS

II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia política e prática pretende, por meio da interlocução dos pesquisadores nacionais e internacionais, bem como pelas discussões através dos eixos contribuir para a consolidação e ampliação do campo teórico metodológico e das políticas que vem implementando esse saber, como também as práticas que norteiam tais políticas. Será de 23 a 25 de outubro de 2018.

IX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Em sua nona edição, o Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, organizado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias da Infâncias (NEFI – UERJ); propõe discutir a temática “Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar”. O evento será de 01 a 05 de outubro de 2018.