E-book – Aulas Contadas: narrativas da experiência de estudantes

Os Programas de Pós-graduação em Educação da UEMG e da UFMG publicam o E-book AULAS CONTADAS: narrativas da experiência de estudantes, resultante de trabalhos desenvolvidos na disciplina interinstitucional (UEMG/UFMG) “Narrativas na Pesquisa em Educação”. O livro foi organizado pelas professoras Inês A. de Castro Teixeira (UFMG), Karla Cunha Pádua (UEMG) e Maria Alice de Souza (UEMG) como uma Coletânea de 19 narrativas, que registram percursos singulares – em forma de artigos, relatos pessoais, cartas, raps, memoriais, cordéis. Nascidas de acontecimentos vivenciados na disciplina, as narrativas trazem histórias contadas a partir do território da memória. Narradoras e narradores, ao contarem suas odisseias, lançaram-se ao futuro desvelando experiências marcadas por adversidades, ausências e silêncios… Permeadas de poemas, canções, fotos, ilustrações e muitas lembranças, essas produções foram muito além do cumprimento de uma tarefa acadêmica, mostraram-se como reafirmação de valores individuais e coletivos.

A publicação dessa Coletânea contou com a valiosa colaboração das estudantes Isabel Alves Corrêa de Abreu, que cedeu o seu precioso tempo e a sua arte na criação da capa e do design do livro e Kênia Cristina Rodrigues, que nos presenteou com a delicadeza do seu bordado para a ilustração da capa e da ex-aluna do mestrado em Educação da UEMG, Maria Alice de Souza, com sua cuidadosa revisão dos textos.

Acesse o E-book AULAS CONTADAS: narrativas da experiência de estudantes.