Corpo Docente

Ana Cláudia Ferreira Godinho
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http://www.lattes.cnpq.br/5340491174353700

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – PPGE-FaE-UEMG. Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (CNPq).


Cirlene Cristina de Sousa
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http://lattes.cnpq.br/9127893910137084

Professora do curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens (NEPEL). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), especialização em Comunicação E Culturas pela PUC-SP, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho – Portugal (2013). É pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG. Desenvolve sua pesquisa nas áreas de educação, cultura midiática e juventudes, ensino Médio e políticas educacionais juvenis, escola e diversidades, comunicação e educação, formação de professores e pesquisa em educação..


Daniela Oliveira Ramos dos Passos
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http://lattes.cnpq.br/9472302197930280

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Tem experiência docente (ensino básico, superior e tutoria à distância) e de pesquisa nas áreas de História, Sociologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Movimentos sociais, Classe trabalhadora, Teoria institucional de abordagem sociológica, Sociologia histórica e Teoria Sociológica; Gestão de Políticas Públicas com ênfase em gênero e relações étnicas e raciais; Educação e Diversidade. É professora efetiva de Sociologia e Educação na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG). E integrante dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e em História da Educação (NEPHE).


José de Sousa Miguel Lopes
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http://lattes.cnpq.br/0369885239832659

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente é professor no Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Moçambique, educação, letramento, formação de professores, cinema, antropologia cultural. Membro da Rede Kino, Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual desde 2009. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema e Educação do CINEAD- LISE-FE (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desde 2008. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema, Cultura e Educação da Editora Autêntica de Belo Horizonte, desde 2005. É membro do Conselho Editorial consultivo da Revista Presença Pedagógica, desde sua criação em 1995. Membro do Conselho Editorial da Revista on-line. Currículo sem fronteiras? editada nos EUA a partir de Janeiro de 2001. Colaborador regular desde 2002, da revista A Página da Educação editada em Portugal. Sócio fundador da Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e Outras Linguagens (2004). Membro da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação, desde Outubro de 2011. Membro da Anistia Internacional. Possui um blog http://navegacoesnasfronteirasdopensamento.blogspot.com/, junto com alunos do Mestrado em Educação da UEMG.


José Eustáquio de Brito
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http://www.lattes.cnpq.br/8417738767350749

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1988), possui especialização em Administração nas áreas de Teoria das Organizações e Gestão de Recursos Humanos pela UFMG (1994) e em Economia do Trabalho e Sindicalismo, pelo Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), da UNICAMP (1995). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2003). Com o apoio do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford, doutorou-se em Educação pela FaE-UFMG (2008), tendo feito estágio de doutoramento (Doutorado Sanduíche) no Institute d’Ergologie de l’Université de Provence, em Aix-en-Provence, França (2007). Tem experiência de ensino no campo da formação docente nas disciplinas “Metodologia de Pesquisa em Educação” e “Educação e Relações Étnico-Raciais”. Tem se dedicado à pesquisa na área de Educação tematizando as dimensões do Trabalho, Educação e Relações Étnico-Raciais. Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER) da FaE-UEMG sendo um dos formuladores do projeto que instituiu esse Núcleo no âmbito da Faculdade de Educação da UEMG. Integra o quadro de associados da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), É membro do quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu “Educação e Formação Humana”, da FaE-UEMG. Eleito para ocupar o cargo de vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais para a gestão 2014 – 2018. Integra o quadro dirigente da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), onde exerce o cargo de vice-presidente da entidade. (Texto informado pelo autor)


Julio Cesar Machado
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Graduado em Letras pela Universidade de Franca (2005), Especialista em Linguística pela Universidade de Franca (2007), Especialista em Gestão, Inspeção, Supervisão, Coordenação e Orientação pela Faculdade Calafiori (2012), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2010), Doutor em Estudos da Linguagem – Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2015), e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França (2013-2014). Instituição de Fomento de Doutorado Sandwich em Paris, na França: CAPES, processo PDSE 5637/13-9. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da FaE/UEMG. Tem particular interesse nos trabalhos atuais do Dr. Oswald Ducrot e Dra. Marion Carel, em Paris. COORDENAÇÃO: Coordenador do Grupo de Investigações Semânticas e Discursivas – GISD-CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: língua, linguagem, Argumentação na Língua, enunciação, semântica, blocos semânticos, acontecimento, discurso, texto, textualidade, educação, gramática, leitura, ensino, material didático, metodologia científica, métodos de ensino, contos de fadas, fábulas, mitologia, Literatura infanto-juvenil e EAD.


Karla Cunha Pádua
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http://lattes.cnpq.br/0070726136449085

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez doutorado sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto Programa de Pós-Graduaçao em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. Tem como interesses de pesquisa os estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, interculturalidade, narrativas docentes, formação de professores para a diversidade cultural, cultura e memória, ambiente e cultura, em uma perspectiva socioantropológica.


Lana Mara de Castro Siman
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Doutora em Didática da História pela Université Laval/Canadá (1997). Professora de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estado de Minas Gerais-UEMG e do corpo permanente Programa de Pós- Graduação em Educação (stricto- sensu) dessa mesma instituição;; líder do Grupo Polis & Mnémosine UEMG, pesquisadora do LABEPEH UFMG; Editora da Revista Educação do PPGE FaE-UEMG; Participa da rede de correspondentes internacionais da Revista Le cartable de Clio (Suiça) . Membro da Câmara de Assessoramento Ciências Humanas e Educação , da Fapemig. No mestrado em Educação da UEMG participa da linha de pesquisa Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos. Tem longa experiência em formação de professores, com ênfase em Ensino de História, atuando e investigando nos temas: Educação, História e Memória, Educação Patrimonial e Museal, História local e currículo.


Marcelo Diniz Monteiro de Barros
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http://lattes.cnpq.br/3426609037202095

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (2016). Foi professor, de 1998 a 2004, das disciplinas Ciências – para o Ensino Fundamental, e Biologia – para o Ensino Médio, na Rede Particular de Ensino em Belo Horizonte. Trabalha, como Professor Adjunto IV, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, associado ao Departamento de Ciências Biológicas; é Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia e Professor do curso de Especialização em Microbiologia, ambos ofertados pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Participa como Pesquisador dos Grupos de Pesquisa intitulados (Ciência, Arte, Saúde e Alegria: Cultura e Desenvolvimento) do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz e (Núcleo de Estudos sobre Educação, Meio Ambiente e Saúde) da Universidade do Estado de Minas Gerais. Recebeu o Prêmio de Teses Alexandre Peixoto, do Instituto Oswaldo Cruz, em 2015 (pela originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do país; e pelo valor agregado pela pesquisa ao sistema educacional). É credenciado como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde – PG-EBS (nota 6 na Avaliação Quadrienal da CAPES, em 2017) do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor Nível IV, Grau A, lecionando a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Rita de Cássia Oliveira
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http://lattes.cnpq.br/2509406970601689

Concluiu a Licenciatura e o Bacharelado em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela UFJF. Professora efetiva na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Atua na Graduação e no Mestrado em Educação da UEMG, também no Mestrado Profissional em Avaliação e Gestão da Educação da FACED/UFJF. Pesquisadora na FACED/UFJF desde 2005. A partir de 2010 vinculada ao Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação (GPPSE), da UFJF. Coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Política Pública e Gestão Educacional (GEPEPPGE-UEMG).Tem experiência profissional nas áreas: Gestão Pública; Pesquisa em Educação; Docência na Pós-Graduação Stricto Sensu (UFJF) e Lato Sensu (UFJF e outras); Docência no Ensino Superior presencial na UFJF e UEMG e à distância na UFJF; Docência no Ensino Fundamental na rede pública de Juiz de Fora. Os trabalhos na Docência, pesquisa e gestão tem abarcado, no campo das Políticas e Gestão Educacionais, os temas: formação de professores e de gestores educacionais; financiamento; direito; democratização; qualidade; legislação; sistemas de ensino; descentralização; gestão escolar; currículo, avaliação, planejamento, intersetorialidade entre as políticas sociais; relação público x privado.


Santuza Amorim da Silva
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http://lattes.cnpq.br/5328277676660908

Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Licenciatura em História (PUC/MG). Possui mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação/UEMG em 2013/14. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Nepel (UEMG), Prodoc (UFMG) e Nera/Programa Ações Afirmativas (UFMG). As pesquisas focalizam os seguintes temas: saberes e práticas docentes, práticas culturais e sociais de leitura e desigualdades raciais/ desigualdades escolares.


Vera Lúcia Nogueira
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http://lattes.cnpq.br/3537916564986264

Doutora (2009) e Mestre (2002) em Educação (FaE/UFMG). Pedagoga (1995) pela mesma Instituição. Tem experiência na área da Pedagogia atuando nas áreas de Políticas Públicas; História da Educação; Educação de Jovens e Adultos; Metodologia de Ensino; Projeto Político-Pedagógico; Gestão da Educação e da Escola. É pesquisadora da História da Educação e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação NEPHE/FaE/UEMG – e do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação GEPHE/FaE/UFMG. Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG sob a supervisão do prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista do Programa de Incentivo ao Pesquisador Público Estadual – BIPDT (2015-2017) – Vice-coordenadora do Forpred Sudeste.