2019

Blog “Navegações nas Fronteiras do Pensamento” do Professor Dr. José de Sousa Miguel Lopes Comemora 8 Anos de Existência, com Sucesso!

Nas palavras do professor Dr. José de Sousa Miguel Lopes, “o Blog surgiu numa turma de 8 alunos do  Mestrado em Educação da FaE/UEMG que frequentava a disciplina optativa “Fronteiras do pensamento”. A ideia inicial era não apenas colocar textos dos vários campos do saber mas também as próprias produções dos alunos da turma e de mim próprio, o professor da disciplina. Chegamos a produzir e a postar no Blog, inclusive, um texto escrito em várias mãos. Os alunos apenas participaram nos primeiros 3 meses da existência do Blog. Com o avolumar das tarefas do mestrado, os alunos não mais participaram ficando apenas eu a gerir o Blog, tarefa que desempenho sozinho nos últimos 7 anos e 9 meses! Das minhas produções que estavam dispersa na internet, 88 estão agora concentradas no Blog. Ele tem sido um valioso instrumento de pesquisa para os meus alunos e para inúmeros leitores do Brasil e de várias partes do mundo. São cerca de 14 mil postagens até ao momento, abarcando quase todos os campos do saber (Educação, História, Filosofia, Antropologia, Artes) e temáticas mais específicas como gênero, africanidades, racismo, ciência, pesquisa.”

O Blog tem uma repercussão internacional, com acesso de vários países:

País Número de acessos
Brasil 208040
Estados Unidos 89343
Portugal 43495
Alemanha 40176
Noruega 35041
Rússia 20384
França 13076
Moçambique 7367
Ucrânia 5440
Polônia 4798

Para acessar o Blog, clique aqui.