18
SET
2018

6º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA | Trabalhos Aprovados para Anais

A Comissão Organizadora do 6º Seminário Educação e Formação Humana | I Simpósio Educação, Formação e Trabalho torna pública a lista de trabalhos que foram apresentados no evento e aprovados para publicação em Anais*.

*A publicação será efetuada em breve.

TÍTULO
AUTORIA
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Adriane de Cássia Camargos Porto e Ivo de Jesus Ramos
Novas tecnologias na EPT: um estudo de caso sobre o uso do QR Code e sua relação com o mercado de trabalho
Alanna Cristina Landim Souza e Maria Adélia da Costa
Experiências escolares de beneficiárias do Programa Bolsa Família
Amanda do Carmo Amorim Nadú e Ana Cláudia Ferreira Godinho
LEMBRANÇAS AFETIVAS NA VIVÊNCIA HUMANA CONTEMPORÂNEA
Ana Célia Carneiro Oliveira, Nadja Maria Mourão e Rosilene Conceição Maciel
ESTUDO DA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS
Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes, Fernanda Francischetto Amaral Rocha e Ana Paula Martins
PIBID E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL
Ana Paula Martins Fonseca, Ana Cristina Franco Rocha Fernandes e Fernanda Francischetto Amaral Rocha
Desafios da educação profissional: Reflexões sobre a produção de textos
Andréa Cristina Maggi e Ivo de Jesus Ramos
Educação Profissional e Emmpreendedorismo
Andreia Maria Pinto Rabelo e Maria Antonieta Teixeira
Políticas públicas educacionais e a evasão escolar no Ensino Médio noturno em escolas públicas em Montes Claros/MG
Bernarda Elane Madureira Lopes, Elisa Carneiro Santos de Almeida e Cristiana Fonseca de Castro
Ceale: significados apresentados por professores alfabetizadores da rede municipal de Montes Claros.
Bernarda Elane Madureira Lopes, Elisa Carneiro Santos de Almeida e Cristiana Fonseca de Castro
ESCOLA E TRABALHO: ASPIRAÇÕES DE JOVENS EM RELAÇÃO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS E/OU À INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
BRUNA DE FIGUEIREDO CALDEIRA e RAFAELA SILVEIRA NEVES
PESQUISA-AÇÃO COM PROFESSORES INICIANTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A INSERÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORES
Carlos Eduardo de Pinho Marques França
PORTAS ABERTAS: um estudo etnográfico, sobre a inclusão escolar, nas séries iniciais do ensino fundamental
Carlos Roberto Silva de Araújo
A escolarização dos trabalhadores belorizontinos (1893-1930).
Daniela Oliveira Ramos dos Passos
CULTURA JURÍDICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DOS DISCURSOS PROFERIDOS NO TRÂMITE DA LEI ESTADUAL 203/1896
Débora Castro Alves e Irlen Antônio Gonçalves
Nas ruas e nas delegacias o mundo é outro: reflexões sobre a formação experiencial do policial civil
Elton Basílio de Souza e José Geraldo Pedrosa
CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: Uma análise sobre o fracasso escolar e evasão nesta modalidade de Ensino no IFMG Campus Congonhas
Elza Magela Diniz, Vera Lúcia Nogueira e Maria Adélia da Costa
CINEMA, EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLHA DE FILMES
EMERSON RAMALHO CABRAL
TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL
EMERSON RAMALHO CABRAL E WANDER AUGUSTO SILVA
O Movimento de Educação Popular e a práxis educativa
Esdras Tavares de Oliveira
Tecnologias Digitais para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Evandro Alexandre da Silva Costa e Priscila Rezende Moreira
AS OBRIGAÇÕES DO PODER PÚBLICO NO ÂMBITO EDUCACIONAL E OS DIREITOS DAS CRIANÇAS COM TDAH
Evanilda Nascimento de Godoi
Interseções entre educação, gênero e cinema
Fabiana de Lima Leite
O acesso à história de Ribeirão das Neves: visita ao arquivo público municipal.
Fábio Júnio Mesquita e Karla Cunha Pádua
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O CENSO ESCOLAR: A ANÁLISE DOS DADOS ACERCA DO NÚMERO DE MATRÍCULA NA REGIÃO SUDESTE E EM MG
Felippe Nunes Werneck e
Fernando Selmar Rocha Fidalgo
OFICINA DO CUIDAR - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS
Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral, Elaine Kendall Santana Silva e Ana Paula Martins Fonseca
A Oficina de Música numa Escola Pública: possibilidades pedagógicas
Fernando Macedo Rodrigues
A LITERATURA INFANTIL NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO
Flávia Luciene Azevedo Oliveira Lima e Daniela Amaral Silva Freitas
Políticas brasileiras para o ensino médio (2003 - 2018)
Francely Priscila Costa e Silva
Usos pedagógicos do Ideb: o que dizem os professores
Frederico Alves Almeida
Formação docente na Argentina: políticas educativas e instituições formadoras
Gislene Marino
ARTE PÚBLICA E PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: As expressões contemporâneas dos grafites
Graziela Gonçalves de Miranda
Representação (em) cena: o sujeito professor na atualidade
Hermínia Maria Martins Lima Silveira
O Uso Combinado de AVA e Mapas Conceituais na Construção do Conhecimento
Iasmin Rabelo de Queiroz, Dayenne Godoy Pellucci Maciel e Janice Henriques da Silva Amaral
A institucionalização da Escola Profissional Ferroviária de Divinópolis nos anos 1939-1941
Irlen Antônio Gonçalves e Eduardo de Araújo Luiz
Transição e desafios sobre a formação do psicólogo escolar no ISCED/UON em Cabinda/Angola
Isael de Jesus Sena, Marcelo Ricardo Pereira e Maria de Fátima Cardoso Gomes
NARRATIVAS INDÍGENAS EM MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
JACQUELINE CASTRO GONÇALVES E KARLA CUNHA PÁDUA
As competências desenvolvidas pelo engenheiro de inspeção de equipamentos do segmento de petróleo.
Jancler Adriano Pereira Nicácio e Adriana Maria Tonini
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS: RELATO ICONOGRÁFICO HISTÓRICO DE CURVELO
Jaqueline Maria da Silveira e Silva
Irlen Antônio Gonçalves
ARTE EDUCAÇÃO: TEATRO DE BOAL COMO PRÁXIS SOCIAL.
Joaquim Pires dos Reis
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA
Josiane Priscila de Carvalho e Antônio de Pádua Nunes Tomasi
Espaços e aprendizagens da literatura e do cinema na escola
Juçara Moreira Teixeira e Celia Abicalil Belmiro
Práticas de difusão da leitura literária: o projeto Mala de Leitura da UFMG
Juliana dos Santos Rocha e Cecília Vieira do Nascimento
O trabalho docente em prisões: desafios e perspectivas
Karol Oliveira de Amorim-Silva
O problema da linguagem na configuração da tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Friedrich Nietzsche.
Laurici Vagner Gomes
O uso da expressão "filantropia" pela imprensa de Minas Gerais no século XIX, e sua repercussão na instrução pública
LEANDRO CARVALHO SILVA e VERA LÚCIA NOGUEIRA
Desenho: sensibilização e educação do olhar
Letícia Crespo Grandinetti e Luisa de Godoy Alves
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS NA EPT
LÍCIA FLÁVIA SANTOS GUERRA e MARIA ADÉLIA DA COSTA
NOME SOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR NO CEFET-MG: TECNOLOGIA E GÊNERO NA VISÃO QUEER
Luciana Rodrigues da Silva e Debora Pazetto Ferreira
BEE BOT - UMA REFLEXÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFÂNCIA
Luciana Zenha Cordeiro, Maria Esperança de Paula e Maria de Lourdes Teixeira
Professor, por que não leva a gente no shopping ao invés de ir no museu?": as novas gerações e a sociedade de consumo
Lucinei Pereira da Silva, Lana Mara de Castro Siman e Araci Rodrigues Coelho
O PRONATEC e a formação do trabalhador multifacetado
LUIS FERNANDO DE BARROS COSTA
A formação docente nos Institutos Federais e a integração curricular na Educação Profissional
Márcia Soares de Oliveira e Maria Adélia da Costa
OS NÓS DA DOCÊNCIA
MARCOS ANTONIO DA SILVA e CIRLENE CRISTINA DE SOUSA
Memes de internet como evento de letramento na fanpage Estadual Central.
Maria Alice de Souza e Andrea Lourdes
As relações entre trabalho docente e a procura pela licenciatura em Geografia no Município de Belo Horizonte - MG
Matusalém de Brito Duarte e João Victor da Fonseca Oliveira
Avaliação das carreiras docente dos municípios que fazem limite com Belo Horizonte - MG
Matusalém de Brito Duarte e Sofia Marçola Chaves
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Michelle Carvalho Soares e Cláudia Starling
OPERÁRIAS NO CANTEIRO DE OBRAS E A TECNOLOGIA.
Neusa Maria da Silva
RELATOS DE PEDAGOGOS DA SRE-OP SOBRE SUA FORMAÇÃO INICIAL
Nilzilene Imaculada Lucindo
FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA ATUAR EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Nilzilene Imaculada Lucindo
AS POLÍTICAS EDUCATIVAS DO CEFET-MG E OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Normando Martins Leite Filho e Antônio de Pádua Nunes Tomasi
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EXECUÇÃO PENAL O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE POSSIBILIDADES
PATRICIA SOUZA BRAGA e ANTONIO CARLOS DA COSTA NUNES
O USO DE ANALOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO CEFET-MG
Priscila Aparecida Mariano de Assis e Ronaldo Luiz Nagem
A insustentável leveza da educação brasileira: conexões entre modernidade, movimentos sociais e diversidade cultural
Priscila Lima e Silva
CIÊNCIAS E LITERATURA: CONSTRUINDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Priscila Nádia Santos de Oliveira, Eliane Ferreira de Sá, Carla Maline
O GOOGLE DOCUMENTS NA ORIENTAÇÃO E ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Rangel Benedito Sales de Almeida
ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA HIPERMODERNIDADE: O FUTURO DA COMUNICAÇÃO MUSEAL
Rangel Benedito Sales de Almeida e Fernanda Miranda de Vasconcellos Motta
O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EPT: UMA RELAÇÃO VIRTUOSA
Rejane Cassiano Vieira Meneses e Maria Adélia da Costa
APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
Renata Rodrigues Fernandes, Ivo de Jesus Ramos e Leila Saddi Ortega
As Lutas Quixotescas e a educação: resistências e contradições
Sandra de Fátima Pereira Tosta e Gilbert Daniel da Silva
O CURRÍCULO DE UM CURSO TÉC. EM MINERAÇÃO NA REGIÃO DO ALTO PARAOPEBA:História,Construção e Prática na Ed. Profissional
Shahla Cardoso de Albuquerque
LITERATURA E DIVERSIDADE
Shirlei Martins Duarte e Santuza Amorim Silva
Para uma nação ordeira e civilizada:
o papel da instrução pública brasileira no século XIX
Tainah Fernandes Teixeira Lessa e Leandro Carvalho Silva
Sobre a memória e a construção da identidade docente: o curso de atualização do projeto Ciclo Permanente em Bom Despacho
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara e Ivangilda Bispo dos Santos
Dialogicidade na educação popular e na educação quilombola.
Tawani Mara de Sousa Paiva e Carmem Lúcia Eiterer
Ensino da Função Afim com a Utilização do Software GeoGebra para Estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Vinícius Campos de Oliveira e Ivo de Jesus Ramos
A atuação do professor régio no Termo de Mariana (1771-1835)
Wellington Pereira Silva
Neurociências na educação: contribuições para a formação e prática docenteCINTHIA PAOLLA RODRIGUES MENDES E MARIA ADÉLIA DA COSTA
A CIDADANIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO TRABALHO
Sandra Freitas De Souza e Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira